
A campanha do deputado estadual Roberto Cidade (União) a prefeito de Manaus já considera forte a possibilidade de seu vice ser uma mulher.
Duas mulheres
Há dois nomes considerados. O primeiro é o da deputada estadual Joana Darc (União). Ela foi a mais votada à ALE-AM, em Manaus, em 2022.
O outro nome é guardado a sete chaves, mas é tratado como o vice dos sonhos de Roberto.
Caso a opção do deputado seja por uma vice, sua chapa será puro sangue. Isso porque Joana Darc é do União e o que se ouve nos bastidores é que o outro nome feminino também é do partido dele.
Mas, além das mulheres, a campanha de Roberto Cidade leva em conta mais duas opções de vice.
Dois homens
O deputado estadual João Luiz (Republicanos) é um forte nome.
Ele foi quarto mais votado a deputado estadual, em 2022, tem apoio da Igreja Universal e de outras denominações. Ou seja, seria uma estratégia para quebrar, no voto religioso, o prefeito David Almeida (Avante), que, adventista, tem forte penetração no segmento evangélico.
Não somente isso: João Luiz é de um partido que tem grande tempo de TV, um dos maiores do país. A legenda também está na órbita de David.
Bolsonarista
A outra opção de vice de Roberto Cidade é o ex-superintendente da Suframa Coronel Menezes (PP). Em 2022, ele teve mais da metade dos votos da capital em sua campanha a senador (51,77% – 544.262).
Seu principal valor, porém, é ser aliado de Bolsonaro, a cara do bolsonarismo. O problema é que Bolsonaro já tem um candidato em Manaus, o Capitão Alberto Neto.

Efeito Capitão X Reitora
A campanha de Roberto Cidade começou a fazer costuras sobre vice depois que o Capitão Alberto Neto (PL) confirmou sua candidatura distanciando-se do arco de aliança do governador Wilson Lima (União).
Ontem, Bolsonaro anunciou que a chapa será Alberto Neto e Maria do Carmo (Novo). Ou seja, será a chapa Capitão X Reitora (Fametro).
Convenção
Ontem à noite Roberto decidiu que sua convenção será no dia 3, às 8h. Assim sendo, o evento ocorrerá no mesmo dia da do prefeito David Almeida.