Polícia Federal desarticula esquema de fraudes em licenças ambientais no Amazonas

Investigação expõe esquema de fraudes fundiárias, falsificação de títulos e emissão de licenças ilegais.

A Polícia Federal deu início nesta segunda-feira (9) a uma nova etapa de investigações contra crimes ambientais em órgãos públicos do Amazonas, Rondônia e Pernambuco. A ação faz parte da operação “Expurgare”, desdobramento da já conhecida operação “Greenwashing”, que revelou um esquema de vendas ilegais de créditos de carbono.

Histórico das investigações

As suspeitas de crimes ambientais remontam à operação “Arquimedes”, de 2019, que já havia indiciado integrantes do grupo por práticas similares. Nesta nova etapa, mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas, foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal de Manaus. O objetivo é enfraquecer e desmantelar o esquema criminoso.

Fraudes reveladas pela operação Greenwashing

A operação “Greenwashing” trouxe à tona um esquema que perdurou por mais de uma década, envolvendo a duplicação e falsificação de títulos de propriedade, principalmente na região de Lábrea, a 715 km de Manaus. Estima-se que o grupo tenha se apropriado ilegalmente de cerca de 538 mil hectares de terras públicas.

Entre 2016 e 2018, os criminosos intensificaram a fraude ao inserir dados falsos no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), com o apoio de servidores públicos. Nos últimos três anos, o esquema expandiu-se para as regiões de Apuí e Novo Aripuanã.

Prejuízo bilionário

A Polícia Federal estima que as operações resultaram em um prejuízo de quase R$ 1 bilhão para a organização criminosa, graças à descapitalização financeira provocada pelas investigações.

Próximos passos

A operação segue em curso, buscando identificar todos os envolvidos e coibir a continuidade dessas práticas ilegais. As investigações destacam a colaboração de servidores públicos no esquema, levantando questionamentos sobre os mecanismos de controle em órgãos responsáveis por licenciamento ambiental e gestão fundiária.

Essa ação reforça o compromisso das autoridades em combater crimes ambientais e proteger os recursos naturais da região.

Notícias relacionadas

O Portal TucupiNews é uma publicação jornalística aberto a todas as manifestações democráticas, políticas e religiosas, defensor do meio ambiente e contrário a qualquer postura racista, prática de fake news e de ações de ódio.

Faça parte da nossa lista de transmissão do WhatsApp, clicando aqui!